Capítulo 1 |
Revisión de los conceptos de estilo y estilos de aprendizaje
- José Luis García Cué -
José Luis García Cué | |
Licenciatura en Ingeniería Mecánica Electricista, Maestría en Ciencias en Cómputo Aplicado e Doctorado en Educación. Profesor Investigador Asociado, Orientación en Estadística, Campus Montecillo – México. Colegio de PostgraduadosSistema Nacional de Investigadores (Nivel I). |
Capítulo 2 |
Los estilos de aprendizaje como marco metodológico de los educadores para desarrollar
las competencias y habilidades de sus educandos
- Maria do Carmo Nascimento Diniz -
Maria do Carmo Nascimento Diniz | |
Pedagoga, Especialista em Orientação Educacional e Vocacional, Mestre em Educação, Doutoranda em Educação - UNED/Madri. Atualmente Docente da Universidade de Brasília/FE e Docente da Universidade Aberta de Brasília - Brasil. |
Capítulo 3 |
A prática pedagógica da professora de educação infantil à luz dos estilos de aprendizagem- Evelise Maria Labatut Portilho e Maria Gabriela Zgôda Cordeiro Afonso -
Evelise Maria Labatut Portilho | |
Professora Titular da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). http://www.metacognicao.com.br/ evelisep@onda.com.br | |
Maria Gabriela Zgôda Cordeiro Afonso | |
Graduada em Pedagogia, Especialista em modalidades de aprendizagem e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Presta assessoria pedagógica para a editora Positivo na área de Educação Infantil e primeiro ano do ensino Fundamental. gabiafonso@hotmail.com |
Capítulo 4 |
Estilos de aprendizagem de futuros professores e estratégias de ensino da matemática no 1.º ciclo do ensino básico
- Carlos Manuel Mesquita Morais, Luísa Augusta Vara Miranda e Daniela Melaré Vieira Barros -
Carlos Manuel Mesquita Morais | |
Doutorado em Educação, Mestre em Informática no Ensino. Interesses de Investigação: Tecnologia Educativa, As TIC aplicadas à Matemática e Estilos de Aprendizagem. Professor no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. cmmm@ipb.pt | |
Luísa Augusta Vara Miranda | |
Doutorada em Educação, área de conhecimento de Tecnologia Educativa e Mestre em Informática no Ensino. Interesses de Investigação: Tecnologia Educativa e Estilos de Aprendizagem. Professora no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. lmiranda@ipb.pt | |
Daniela Melaré Vieira Barros | |
Pedagoga, Especialista em Instrucional Designer, Especialista em Administração em Educação a Distância, Mestrado em Engenharia das Midias para a Educação Euromime- Erasmus Mundus- Portugal, Espanha e França, Mestrado em Educação pela UNESP- BRASIL, Doutorado em Educação UNESP -BRASIL, Pós Doutorado pela UNICAMP e a UNED. Atualmente docente da Universidade Aberta - Portugal. dmelare@gmail.com |
Capítulo 5 |
Estilos de aprendizagem e o currículo: concepções dos profissionais do ensino fundamental da rede pública municipal
- Thaís Cristina Rodrigues Tezani –
Thaís Cristina Rodrigues Tezani | |
Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Gestão Escolar e especialização em Psicopedagogia. Mestre e Doutora em Fundamentos da Educação. Atualmente Professora Assistente no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Bauru/SP. thaistezani@yahoo.com.br |
Capítulo 6 |
Estilos de aprendizagem e o ensino superior: potencializando a atitude científica
- Aida Varela Varela, Bruno Batista dos Anjos e Marilene Lobo Abreu Barbosa -
Aida Varela Varela | |
Licenciatura em Letras, Licenciatura em Pedagogia, Especialização em Educação de Adultos e em Educação Continuada e a Distância, Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação. Professora Adjunta do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia. varela@ufba.br | |
Bruno Batista dos Anjos | |
Bacharel em Biblioteconomia e Documentação. Compõe o grupo de pesquisa "Ciência da Informação: Cognição, Mediação e Construção do Conhecimento". Atualmente é Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial 3, trabalhando como mediador do Grupo GTTE do SBRT - Sistema Brasileiro de Respostas Técnicas, no Instituto Euvaldo Lodi (IEL) - RETEC/BA. brunoanjos87@gmail.com | |
Marilene Lobo Abreu Barbosa | |
Bacharel em Biblioteconomia, licenciada em Letras Vernáculas, Especialização em Arquivologia e em Inteligência Competitiva, DEA en Information Scientifique et Technique e Mestrado em Ciência da Informação, Professora do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. marilene@ufba.br |
Capítulo 7 |
Estilos de aprendizaje en la enseñanza superior
- Rodolfo Schmal, Mirley Ribeiro Moreira, Ana Teresa Colenci Trevelin, Miriam Benhayón, e Mercedes de la Oliva -
Rodolfo Schmal | |
Ingeniero Civil Industrial, Master en Informática, Investigador en las áreas de modelamiento de información,desarrollo de competências y economía de la educación. Actualmente Profesor- Investigador en la Escuela de Ingeniería en Informática Empresarial de la Universidad de Talca, Chile. rschmal@utalca.cl | |
Mirley Ribeiro Moreira | |
Licenciada e Bacharel em Geografia. Mestre e Doutora em Geociências e Meio Ambiente Instituto de Geociências e Ciências Exatas – UNESP - Campus de Rio Claro – Brasil. mirleyrm@gmail.com | |
Ana Teresa Colenci Trevelin | |
Possui graduação em Pedagogia e Direito. Mestre e Doutora em Engenharia de Produção. Atualmente é professora associada com dedicação exclusiva do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência docente na área de Administração e na Educação Superior Tecnológica. atcol@yahoo.com.br | |
Miriam Benhayón | |
Docente de la Escuela de Matemática y Directora de Desarrollo Académico de la Universidad Metropolitana de Caracas, con experiencia en aplicación de la tecnología en la enseñanza, diseño de cursos de Matemáticas en plataformas de aprendizaje, Gestión del Conocimiento en ambientes educativos y formación para el desarrollo de competencias. mbenhayon@unimet.edu.ve | |
Mercedes de la Oliva | |
Licenciada Docente en Matemática, Magíster en Finanzas ,Doctora en Educación e Diplomado en Alta Dirección Universitaria Programa conjunto de formación de postgrado. Vicerrectora Académica Universidad Metropolitana. mdeoliva@unimet.edu.ve |
Capítulo 8 |
Identificacion de los estilos de aprendizaje de los estudiantes de la universidad pontificiabolivariana bucaramanga
- Plata Margarita, Rojas Carolina e Villamizar Gustavo-
Capítulo 9 |
Relacion entre estilos de aprendizaje y rendimiento academico en estudiantes de psicología e ingeniería civil
- Gustavo Villamizar Acevedo e Nathalie Sanabria Martínez -
Gustavo Villamizar Acevedo | |
Psicólogo de la Universidad Nacional de Colombia, Especialista en Desarrollo Infantil/ UNINCCA de Colombia; Magister en Evaluación en Educación, Universidad Santo Tomas de Aquino Bucaramanga. Docente de tiempo completo de la Facultad de Psicología de la Universidad Pontificia Bolivariana Bucaramanga. Integrante del Grupo de Investigación Saberes, Educación y Docencia (SED). gustavo.villamizar@upb.edu.co | |
Nathalie Sanabria Martínez | |
Psicóloga Universidad Pontificia Bolivariana. Se desempaña asesora en programas educativos. atenix_19@hotmail.com |
Capítulo 10 |
Estilos de aprendizagem, ambientes virtuais de aprendizagem e auto-aprendizagem
- Maria de Fátima Goulão-
Maria de Fátima Goulão | |
Licenciada e Mestre em Psicologia Educacional, Doutorada em Ciências da Educação, especialidade Educação de Adultos. Docente da Universidade Aberta (UAb), investigadora do Laboratório de Ensino a Distância e Elearning e do Laboratório de Antropologia Visual (Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais), ambos da UAb. Membro da equipa de trabalho sobre recursos abertos e dos conteúdos para as emissões televisivas da UAb. fatimapgoulao@gmail.com |
Capítulo 11 |
Estilos de aprendizaje: aprendizaje a través del soporte audiovisual
- Javier Fombona Cadavieco-
Javier Fombona Cadavieco | |
Profesor Vicedecano de Coordinación, Informática y Movilidad Internacional. Facultad Formación del Profesorado y Educación, Universidad de Oviedo – España. Investigador en Nuevas Tecnologías Audiovisuales, y en aplicaciones de Realidad Aumentada en dispositivos móviles para el ámbito educativo.Diseñador de la Plataforma "orgtransparente.org". fombona@uniovi.es |
Capítulo 12 |
Educação a distância e estilos de aprendizagem: estratégicas educativas apoiadas pelas TIC- Estéfano Vizconde Veraszto, Milton José de Barros Sobreiro, Juliana Souza Nunes e Adriana Clementino -
Estéfano Vizconde Veraszto | |
Graduado em Física. Mestre e Doutor em Educação, Ciência e Tecnologia. Especialista em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Professor da Instituição de Ensino São Francisco. Especialização em andamento em Jornalismo Científico e em Indicadores e Estatísticas Educativas na UNED/Madrid. estefanovv@gmail.br | |
Milton José de Barros Sobreiro | |
Licenciado em Ciências Sociais, Especialista em EAD, Designer Instrucional e Educomunicador. Na Educação desde 1978. Estudei Comunicação Social, no Rio e atuei em produtoras de vídeo e agências de publicidade, com criação e produção eletrônica e gráfica. miltonsobreiro@yahoo.com.br | |
Juliana Souza Nunes | |
Pedagoga e Especialista em Tecnologia Educacional. Mestre em Engenharia de Mídias para a Educação pelo Programa Erasmus Mundus - Euromime. Professora do curso de Práticas em Educação Especial e Inclusiva da Rede de Formação Continuada de Professores em Educação Especial da UNESP Bauru. Colaboradora virtual da Open University - CoLearn - Inglaterra. Consultora pedagógica da Open Training Platform - Unesco Paris. julisnunes@gmail.com | |
Adriana Clementino | |
Administradora de empresas, especialista em administração de Banco de Dados. Mestre e Doutora em Educação. Docente de cursos de pós-graduação lato-sensu a distância pelo SENAC-SP, docente de MBA Unip-Jundiaí e docente de ensino superior da Faculdade Instituto Paulista de Ensino – FIPEN. adri.clementino@uol.com.br |
Capítulo 13 |
Jogos eletrônicos e estilos de aprendizagem: uma relação possível - breve análise do perfil de alunos do ensino médio
- Filomena Maria G. da S. Cordeiro Moita , Estéfano Vizconde Veraszto e Érika Carla Alves Canuto -
Filomena Maria G. da S. Cordeiro Moita | |
Doutora em Educação, área de concentração educação e comunicação e cultura. Professora do quadro permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba. Coordena a Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação, Comunicação e Cultura Científica. Coordenadora Coordenadora do Grupo de Pesquisa Tecnologia Digital e Aquisição do Conhecimento - TDAC. filomena_moita@hotmail.com | |
Estéfano Vizconde Veraszto | |
Graduado em Física. Mestre e Doutor em Educação, Ciência e Tecnologia. Especialista em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Professor da Instituição de Ensino São Francisco. Especialização em andamento em Jornalismo Científico e em Indicadores e Estatísticas Educativas na UNED/Madrid. estefanovv@gmail.br | |
Érika Carla Alves Canuto | |
Possui graduação em Licenciatura em Matemática e atualmente é professora - Secretaria da Educação, Esporte e Cultura. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa TDAC- Tecnologias Digitais e Aquisição do Conhecimento. Participante e pesquisadora da Rede de Estilos de Aprendizagem e EaD. erikacanuto@gmail.com |
Capítulo 14 |
Contribuições das tecnologias no contexto educativo dos estilos de aprendizagem: uma breve discussão acerca da convergência das mídias
- Rodrigo Galvão de Castro, Ana Maria Leal Costa e Estéfano Vizconde Veraszto -
Rodrigo Galvão de Castro | |
Jornalista pós-graduado em educação, docente na Faculdade de Tecnologia de Jahu (Fatec-Jahu); mestrando em Televisão Digital na Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (Unesp) e pesquisador em educação, redes sociais e novas mídias. rcastro.jau@gmail.com | |
Ana Maria Leal Costa | |
Psicóloga, Pós-graduada em Orientação Educacional e Recursos Humanos. Atualmente é psicóloga do Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba/AL/Brasil. leal.amaria@gmail.com | |
Estéfano Vizconde Veraszto | |
Graduado em Física. Mestre e Doutor em Educação, Ciência e Tecnologia. Especialista em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Professor da Instituição de Ensino São Francisco. Especialização em andamento em Jornalismo Científico e em Indicadores e Estatísticas Educativas na UNED/Madrid. estefanovv@gmail.br |
Capítulo 15 |
Reflexões teóricas sobre os estilos de aprendizagem e a prática pedagógica na educação a distância
- Diene Eire de Mello Bortotti de Oliveira e Paula Mariza Zedu Alliprandini -
Diene Eire de Mello Bortotti de Oliveira | |
Graduada em Pedagogia, mestre em Tecnologia e doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Integrante dos grupos de Pesquisas Cognitivismo e Educação e do Grupo de Estudos: Professor, Escola e Tecnologia Educacionais- UFPR. diene.eire@uel.br | |
Paula Mariza Zedu Alliprandini | |
Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina/PR, Brasil. Líder dos grupos de pesquisa Cognitivismo e Educação e o Uso da Tecnologia e o Processo de Memória. Integrante dos grupos em Educação Científico-Tecnológica e Cidadania e Estudos de Motivação no Contexto e Escolar. paulaalliprandini@uel.br |
Capítulo 16 |
Estilos de aprendizagem e planejamento: indicadores de qualidade para a retenção do aluno e diminuição da evasão na educação a distância
- Lúcia Sanchez -
Lúcia Sanchez | |
Pós-Doutoranda em Tecnologia na Fundação Getúlio Vargas, Doutora em Comunicação Social, Mestra em Comunicação Científica e Tecnológica. Especialista em Educação a Distância. Atualmente é Presidente do Conselho de Ensino a Distância da Universidade Bandeirante de São Paulo. lucia.sanchez@terra.com.br |
Capítulo17 |
Estilos de aprendizagem e avaliação
- Jaqueline Santos Feliciano da Silva Neiva e Ana Teresa Colenci Trevelin -
Jaqueline Santos Feliciano da Silva Neiva | |
Possui graduação em Pedagogia e especialização em Educação Continuada e a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância. jaque.unb@gmail.com | |
Ana Teresa Colenci Trevelin | |
Possui graduação em Pedagogia e Direito. Mestre e Doutora em Engenharia de Produção. Atualmente é professora associada com dedicação exclusiva do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência docente na área de Administração e na Educação Superior Tecnológica. atcol@yahoo.com.br |