Autores


 
Capítulo 1

Revisión de los conceptos de estilo y estilos de aprendizaje
-  José Luis García Cué  - 


José Luis García Cué
Licenciatura en Ingeniería  Mecánica Electricista, Maestría en Ciencias en Cómputo Aplicado e Doctorado en Educación. Profesor Investigador Asociado, Orientación en Estadística, Campus Montecillo – México. Colegio de PostgraduadosSistema Nacional de Investigadores (Nivel I).
  
Capítulo 2

Los estilos de aprendizaje como marco metodológico de los educadores para desarrollar
las competencias y habilidades de sus educandos
- Maria do Carmo Nascimento Diniz - 


Maria do Carmo Nascimento Diniz
Pedagoga, Especialista em Orientação Educacional e Vocacional, Mestre em Educação, Doutoranda em Educação - UNED/Madri. Atualmente Docente da Universidade de Brasília/FE e  Docente da Universidade Aberta de Brasília - Brasil.

Capítulo 3
A prática pedagógica da professora de educação infantil à  luz dos estilos de aprendizagem- Evelise Maria Labatut Portilho e  Maria Gabriela Zgôda Cordeiro Afonso -


Evelise Maria Labatut Portilho
Professora Titular da Graduação e do Programa de  Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). http://www.metacognicao.com.br/
evelisep@onda.com.br

Maria Gabriela Zgôda Cordeiro Afonso

Graduada em Pedagogia, Especialista em modalidades de aprendizagem e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Presta assessoria pedagógica  para a editora Positivo na área de Educação Infantil e primeiro ano do ensino Fundamental.  gabiafonso@hotmail.com
Capítulo 4

 Estilos de aprendizagem de futuros professores e estratégias de ensino da matemática no 1.º ciclo do ensino básico
- Carlos Manuel Mesquita Morais, Luísa Augusta Vara Miranda  e Daniela Melaré Vieira Barros - 


Carlos Manuel Mesquita Morais
Doutorado em Educação,  Mestre em Informática no Ensino. Interesses de Investigação: Tecnologia Educativa, As TIC aplicadas à Matemática e Estilos de Aprendizagem.  Professor no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.  cmmm@ipb.pt

 Luísa Augusta Vara Miranda 

Doutorada em Educação, área de conhecimento de Tecnologia Educativa e Mestre em Informática no Ensino. Interesses de Investigação: Tecnologia  Educativa e Estilos de Aprendizagem. Professora no  Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. lmiranda@ipb.pt

Daniela Melaré Vieira Barros


Pedagoga, Especialista em Instrucional Designer, Especialista em Administração em Educação a Distância, Mestrado em Engenharia das Midias para a Educação Euromime- Erasmus Mundus- Portugal, Espanha e França, Mestrado em Educação pela UNESP- BRASIL, Doutorado em Educação UNESP -BRASIL, Pós Doutorado pela UNICAMP e a UNED. Atualmente docente da Universidade Aberta - Portugal. dmelare@gmail.com

Capítulo 5

Estilos de aprendizagem e o currículo: concepções dos profissionais do ensino fundamental da rede pública municipal
- Thaís Cristina Rodrigues Tezani –



Thaís Cristina Rodrigues Tezani
Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Gestão Escolar e especialização em Psicopedagogia. Mestre e Doutora em Fundamentos da Educação. Atualmente Professora Assistente no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Bauru/SP. thaistezani@yahoo.com.br
  
Capítulo 6
 
Estilos de aprendizagem e o ensino superior: potencializando a atitude científica
- Aida Varela Varela, Bruno Batista dos Anjos e Marilene Lobo Abreu Barbosa -


Aida Varela Varela
Licenciatura em Letras, Licenciatura em Pedagogia, Especialização  em Educação de Adultos e em Educação Continuada e a Distância, Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação. Professora Adjunta  do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia. varela@ufba.br

Bruno Batista dos Anjos

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação. Compõe o grupo de pesquisa "Ciência da Informação: Cognição, Mediação e Construção do Conhecimento". Atualmente é Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial 3, trabalhando como  mediador do Grupo GTTE do SBRT - Sistema Brasileiro de Respostas  Técnicas, no Instituto Euvaldo Lodi (IEL) - RETEC/BA. brunoanjos87@gmail.com

Marilene Lobo Abreu Barbosa

Bacharel em Biblioteconomia, licenciada em Letras Vernáculas,  Especialização em Arquivologia e em Inteligência Competitiva, DEA en Information Scientifique et Technique e Mestrado em Ciência da Informação, Professora  do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. marilene@ufba.br
 
Capítulo 7

Estilos de aprendizaje en la enseñanza superior
- Rodolfo Schmal, Mirley Ribeiro Moreira, Ana Teresa Colenci Trevelin, Miriam Benhayón, e Mercedes de la Oliva - 


Rodolfo Schmal
Ingeniero Civil Industrial, Master en Informática, Investigador en las áreas de  modelamiento de  información,desarrollo de competências  y economía de la educación. Actualmente Profesor- Investigador en la Escuela de Ingeniería en Informática Empresarial de la Universidad  de Talca, Chile. rschmal@utalca.cl 

Mirley Ribeiro Moreira

Licenciada e Bacharel em Geografia. Mestre e Doutora em Geociências e Meio Ambiente Instituto de Geociências e Ciências Exatas – UNESP - Campus de Rio Claro – Brasil.
mirleyrm@gmail.com

Ana Teresa Colenci Trevelin

Possui graduação em Pedagogia e Direito. Mestre e Doutora em Engenharia de Produção. Atualmente é professora associada com dedicação exclusiva do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência docente na área de Administração e na Educação Superior Tecnológica. atcol@yahoo.com.br

Miriam Benhayón

Docente de la Escuela de Matemática y Directora de Desarrollo Académico de la Universidad Metropolitana de Caracas, con experiencia en aplicación de la tecnología en la enseñanza, diseño de cursos de Matemáticas en plataformas de aprendizaje, Gestión del Conocimiento en ambientes educativos y formación para el desarrollo de competencias. mbenhayon@unimet.edu.ve

Mercedes de la Oliva

Licenciada Docente en Matemática, Magíster en Finanzas ,Doctora en Educación e Diplomado en Alta Dirección Universitaria Programa conjunto de formación de postgrado. Vicerrectora Académica Universidad Metropolitana.
mdeoliva@unimet.edu.ve

Capítulo 8
 Identificacion de los estilos de aprendizaje de los estudiantes de la universidad pontificiabolivariana bucaramanga 
-  Plata Margarita, Rojas Carolina e Villamizar Gustavo-



Margarita María Plata Durán
Ingeniera Industrial, de la Universidad Industrial de Santander, Especialista en Gerencia/ Especialista en Diseño de Soluciones Financieras. Docente de tiempo completo en la Facultad de Administración de Empresas de la Universidad Pontificia Bolivariana Bucaramanga. Integrante del Grupo de Investigación Saberes, Educación y Docencia (SED) y del Grupo de Investigación en Administración (GIA). margarita.plata @upb.edu.co


Carolina Rojas Celis

Licenciada en Matemáticas de la Universidad Industrial de Santander, Especialista en Educación Matemática de la misma Universidad. Docente de tiempo completo en el Departamento de Ciencias Básicas de la Universidad Pontificia Bolivariana. Integrante del Grupo de Investigación Saberes, Educación y Docencia (SED). carolina.rojas@upb.edu.co

Gustavo Villamizar Acevedo

Psicólogo de la Universidad Nacional de Colombia, Especialista en Desarrollo Infantil/ UNINCCA de Colombia; Magister en Evaluación en Educación, Universidad Santo Tomas de Aquino Bucaramanga. Docente de tiempo completo de la Facultad de Psicología de la Universidad Pontificia Bolivariana Bucaramanga. Integrante del Grupo de Investigación Saberes, Educación y Docencia (SED). gustavo.villamizar@upb.edu.co
Capítulo 9


 Relacion entre estilos de aprendizaje y rendimiento academico en estudiantes de psicología e ingeniería civil
 -  Gustavo Villamizar Acevedo  e  Nathalie Sanabria Martínez  -


Gustavo Villamizar Acevedo
Psicólogo de la Universidad Nacional de Colombia, Especialista en Desarrollo Infantil/ UNINCCA de Colombia; Magister en Evaluación en Educación, Universidad Santo Tomas de Aquino Bucaramanga. Docente de tiempo completo de la Facultad de Psicología de la Universidad Pontificia Bolivariana Bucaramanga. Integrante del Grupo de Investigación Saberes, Educación y Docencia (SED). gustavo.villamizar@upb.edu.co

Nathalie Sanabria Martínez

Psicóloga Universidad Pontificia Bolivariana. Se desempaña asesora en programas educativos.
atenix_19@hotmail.com

Capítulo 10

Estilos de aprendizagem, ambientes virtuais de aprendizagem e auto-aprendizagem
- Maria de Fátima Goulão-


 Maria de Fátima Goulão
Licenciada e Mestre em Psicologia Educacional, Doutorada em Ciências da Educação, especialidade Educação de Adultos. Docente da Universidade Aberta (UAb), investigadora do Laboratório de Ensino a Distância e Elearning e do Laboratório de Antropologia Visual (Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais), ambos da UAb. Membro da equipa de trabalho sobre recursos abertos e dos conteúdos para as emissões televisivas da UAb. fatimapgoulao@gmail.com

Capítulo 11
 Estilos de aprendizaje: aprendizaje a través del soporte audiovisual
 - Javier Fombona Cadavieco-



 Javier Fombona Cadavieco
Profesor Vicedecano de Coordinación, Informática y Movilidad Internacional. Facultad Formación del Profesorado y Educación,  Universidad de Oviedo –  España. Investigador en Nuevas Tecnologías Audiovisuales, y en aplicaciones de Realidad Aumentada en dispositivos  móviles para el ámbito educativo.Diseñador de  la Plataforma "orgtransparente.org". fombona@uniovi.es

Capítulo 12
Educação a distância e estilos de aprendizagem: estratégicas educativas apoiadas pelas TIC-  Estéfano Vizconde Veraszto, Milton José de Barros Sobreiro, Juliana Souza Nunes  e Adriana Clementino - 


 Estéfano Vizconde Veraszto
Graduado em Física. Mestre e Doutor em Educação, Ciência e Tecnologia. Especialista em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Professor da Instituição de Ensino São Francisco. Especialização em andamento em Jornalismo Científico e em Indicadores e Estatísticas Educativas na UNED/Madrid. estefanovv@gmail.br

Milton José de Barros Sobreiro

Licenciado em Ciências Sociais, Especialista em EAD, Designer Instrucional e Educomunicador. Na  Educação desde 1978. Estudei Comunicação Social, no Rio e atuei em produtoras de  vídeo e agências de publicidade, com criação e produção eletrônica e gráfica.
miltonsobreiro@yahoo.com.br

Juliana Souza Nunes

Pedagoga e Especialista em Tecnologia Educacional. Mestre em Engenharia de Mídias para a Educação pelo Programa Erasmus Mundus - Euromime. Professora do curso de Práticas em Educação Especial  e Inclusiva da Rede de Formação Continuada de Professores em Educação Especial da UNESP Bauru. Colaboradora virtual da Open University - CoLearn - Inglaterra. Consultora pedagógica da Open Training Platform - Unesco Paris. julisnunes@gmail.com

Adriana Clementino

Administradora de empresas, especialista em administração de Banco de Dados. Mestre e Doutora em Educação. Docente de cursos de pós-graduação lato-sensu a distância  pelo SENAC-SP, docente de MBA Unip-Jundiaí e docente de ensino superior da  Faculdade Instituto Paulista de Ensino – FIPEN. adri.clementino@uol.com.br

Capítulo 13

 Jogos eletrônicos e estilos de aprendizagem: uma relação possível - breve análise do perfil de alunos do ensino médio
 - Filomena Maria G. da S. Cordeiro Moita , Estéfano Vizconde Veraszto e Érika Carla Alves Canuto -
 


 Filomena Maria G. da S. Cordeiro Moita
Doutora em Educação, área de concentração educação e comunicação e cultura. Professora do quadro permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba. Coordena a Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação, Comunicação e Cultura Científica. Coordenadora Coordenadora do Grupo de Pesquisa Tecnologia Digital e Aquisição do Conhecimento - TDAC. filomena_moita@hotmail.com  


Estéfano Vizconde Veraszto

Graduado em Física. Mestre e Doutor em Educação, Ciência e Tecnologia. Especialista em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Professor da Instituição de Ensino São Francisco. Especialização em andamento em Jornalismo Científico e em Indicadores e Estatísticas Educativas na UNED/Madrid.
estefanovv@gmail.br

Érika Carla Alves Canuto

Possui graduação em Licenciatura em Matemática e atualmente é professora - Secretaria da Educação, Esporte e Cultura. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa TDAC- Tecnologias Digitais e Aquisição do Conhecimento. Participante e pesquisadora da Rede de Estilos de Aprendizagem e EaD. erikacanuto@gmail.com


Capítulo 14
 Contribuições das tecnologias no contexto educativo dos estilos de aprendizagem: uma breve discussão acerca da convergência das mídias
- Rodrigo Galvão de Castro, Ana Maria Leal Costa e Estéfano Vizconde Veraszto -



 Rodrigo Galvão de Castro
Jornalista pós-graduado em educação, docente na Faculdade de Tecnologia de Jahu (Fatec-Jahu); mestrando em Televisão Digital na Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (Unesp) e pesquisador em educação, redes sociais e novas mídias.
rcastro.jau@gmail.com

Ana Maria Leal Costa

Psicóloga, Pós-graduada em Orientação Educacional e Recursos Humanos. Atualmente é psicóloga do Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba/AL/Brasil. leal.amaria@gmail.com

Estéfano Vizconde Veraszto

Graduado em Física. Mestre e Doutor em Educação, Ciência e Tecnologia. Especialista em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Professor da Instituição de Ensino São Francisco. Especialização em andamento em Jornalismo Científico e em Indicadores e Estatísticas Educativas na UNED/Madrid.
estefanovv@gmail.br
Capítulo 15
Reflexões teóricas sobre os estilos de aprendizagem e a prática pedagógica na educação a distância
- Diene Eire de Mello Bortotti  de Oliveira e Paula Mariza Zedu Alliprandini -



 Diene Eire de Mello Bortotti  de Oliveira
Graduada em Pedagogia, mestre em Tecnologia e doutora  em Educação. Professora Adjunta do Departamento de  Educação da  Universidade Estadual de Londrina. Integrante dos  grupos de Pesquisas Cognitivismo e Educação e do Grupo de Estudos: Professor, Escola e Tecnologia  Educacionais- UFPR.  diene.eire@uel.br 


Paula Mariza Zedu Alliprandini

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina/PR, Brasil. Líder dos grupos de pesquisa Cognitivismo e  Educação e o Uso da Tecnologia e o Processo de Memória. Integrante dos grupos em Educação Científico-Tecnológica  e Cidadania e Estudos de Motivação no Contexto e Escolar. paulaalliprandini@uel.br

  
Capítulo 16

 Estilos de aprendizagem e planejamento: indicadores de qualidade para a retenção do aluno e diminuição da evasão na educação a distância
- Lúcia Sanchez -


 Lúcia Sanchez
Pós-Doutoranda em Tecnologia na Fundação Getúlio Vargas, Doutora em Comunicação Social, Mestra em Comunicação Científica e Tecnológica. Especialista em Educação a Distância. Atualmente é Presidente do Conselho de Ensino a Distância da Universidade Bandeirante de São Paulo. lucia.sanchez@terra.com.br

Capítulo17

Estilos de aprendizagem e avaliação
-  Jaqueline Santos Feliciano da Silva Neiva  e  Ana Teresa Colenci Trevelin -


 Jaqueline Santos Feliciano da Silva Neiva
Possui graduação em Pedagogia e especialização em Educação Continuada e a Distância.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância. jaque.unb@gmail.com


Ana Teresa Colenci Trevelin

Possui graduação em Pedagogia e Direito. Mestre e Doutora em Engenharia de Produção. Atualmente é professora associada com dedicação exclusiva do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência docente na área de Administração e na Educação Superior Tecnológica. atcol@yahoo.com.br